Olá


Presente de Deus

             Não é difícil ver nos vidros dos carros de algumas pessoas ditas "evangélicas" frases padrões que se repetem como “Presente de Deus”, “Deus é fiel”, “Guiado por Deus”, etc. Existe até um comércio na internet e nos locais que imprimem os adesivos com modelos bem elaborados dessas frases. A frase "Presente de Deus" é uma das mais frequentes e sempre me espanto ao pensar como Deus é parcial por dar de presente um carro “top” para um e uma “lata velha” para outro. Será que está relacionado à quantidade ou à qualidade da fé? Ou da reza? Desta forma, uma senhora que conheço teria que ter ganhado o “top” dos “tops” porque tem uma fé inabalável e é uma rezadora contínua. Também tenho observado que as pessoas mais ricas ganham presentes melhores. Que discriminação!
            Eu tento entender como Deus pode doar um carro para alguns e não disponibilizar alimentos para muitos que estão morrendo de fome em vários cantos do Brasil e do mundo. É bom lembrar que essas pessoas que estão morrendo de fome possuem muita fé e rezam com suas últimas forças para se manterem vivas, não para terem bens materiais, e Deus parece que esqueceu delas porque deve estar ocupado em definir qual o modelo do carro que vai dar para fulano.
            Passei recentemente em frente a uma seita com uma sede grande e com estacionamento, onde observei os lindos carros dos "fiéis" estacionados. Tinha um carro com uma placa "Vende-se" logo abaixo da placa "Presente de Deus". Que sacanagem, Deus dá o presente e o dono vende? É falta de respeito e de consideração. Continuando minha caminhada na mesma rua, logo encontrei outra seita bem mais simples e também com carros de fiéis estacionados na frente. Tinha um carro todo acabado, uma “lata velha”, e também com a frase "Presente de Deus". Poxa, se Deus me desse aquela porcaria eu seria ateu ou me mudaria para a outra seita da mesma rua onde, provavelmente, a reza deve ser mais forte e Deus tem maior consideração.
            Mesmo se Deus ainda não lhe deu um carro de presente, se esforce, trabalhe muito, junte dinheiro, compre o carro dos sonhos dentro de suas possibilidades e coloque no vidro "Presente do meu trabalho" e levante a sua cabeça com muito orgulho, você é uma pessoa vitoriosa e digna. Mas se ainda continua acreditando na frase, não se desespere porque "Deus é fiel", outra frase muito frequente nos carros. Logo ele dará um carro de presente para cada crente e você poderá dar para a sua esposa ou vende-lo.
            Essa frase "Deus é fiel" é muito estranha e foi retirada de várias passagens bíblicas que muitos crentes não conhecem, mas vou ajudá-los. Procure Deuteronômio 7, 9;30, 6; 32, 4; Josué 14, 8; 14, 9; 14, 14; Crônicas 31, 20; 1, 7; Neemias 1, 7; 9, 32; Salmos 42, 8; 59, 10; 86, 2; Jeremias 42, 5; Daniel 2, 45; Oséias 11, 12; Coríntios 1, 9; 10, 13; 1, 18; Tito 3, 8 e Hebreus 2, 17. Essas passagens são muito diversificadas e gerais, permitindo amplas interpretações. Tenho certeza que muitos crentes colocam a frase em seus carros porque acham linda. Agora, qual é o critério para a fidelidade de Deus? Acreditar? Rezar? Seguir seus mandamentos? Ser bom? Ser da sua seita?
            Continuando com o pensamento que Deus é fiel e fazendo uma analogia da religião com o futebol, embora alguns religiosos extremistas possam considerar como uma provocação ou uma blasfêmia, é uma forma didática para exemplificar o meu pensamento. Raros são os casos nos quais uma pessoa não possui um time para torcer e, da mesma forma, raros são aqueles que não possuem religião. Existe até subdivisão: “Eu sou católico não praticante!” ou “Eu sou católico praticante!”. Sabemos que a escolha de um time para torcer geralmente é induzida pela família ou por grupos organizados com influência sobre a vida infantil. Independente de qualquer situação, você pode ser um torcedor radical ou simplesmente torcer durante os jogos. Da mesma forma é a religião. Considerando que duas pessoas de uma mesma religião torçam por times com muita rivalidade, exemplo, Vasco e Flamengo. Os torcedores do Vasco vão rezar e pedir a Deus pela vitória do seu time e os flamenguistas vão torcer, rezar e pedir pela vitória do seu. Deus vai ser fiel a quem? Se existe bondade nesse Ser Divino, todos os jogos acabariam empatados e, desta forma, seria muito chato. Epa! Me enganei. Se Deus é fiel o Corinthians vai ganhar todos os jogos!
            Outra frase interessante usada por alguns crentes nos vidros dos carros é "Guiado por Deus". Foi assim que descobri que tive um pensamento errado sobre a forma de dirigir de um conhecido, porque não era ele quem guiava. Outra passagem que me chamou a atenção foi a reportagem de uma televisão local que mostrou uma colisão entre dois carros, ambos com essa frase no vidro. Como Deus bateu nele mesmo? Refletindo sobre a frase, consegui achar um ponto positivo e até estou pensando em colocar no meu carro essa frase porque, se depois de tomar uns chopes no boteco do meu bairro, a polícia me parar, eu posso dizer que era carona.

Edson Perrone

ecperrone@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário